domingo, 29 de maio de 2016

Como traduzir documentos mantendo a formatação

Pra quem estuda em inglês, mas em uma universidade de língua holandesa, é muito comum ter documentos só em holandês. Isso dificulta muito, mas a solução é muito simples!

Para traduzir documentos em pdf mantendo o formato, de qualquer língua para qualquer língua, basta:

1- Ter o Google Chrome instalado

2- Vá neste site: https://cloudconvert.com/ e converta do formato "pdf" para "html"

3- Abra o arquivo convertido em html no google chrome. Clique com o lado direito do mouse, daí selecione "traduzir" e a língua que deseja. (para adicionar uma língua nova no Chrome, basta ir em configurações avançadas e adicionar uma língua nova para que possa ser traduzida para ela.
Ao traduzir o arquivo html no chrome, já fica bom para ler. Mas caso queira em pdf, siga para o próximo passo (que demora mais tempo).

4- Clique com o botão direito do mouse, então selecione "imprimir". Quando visualizar o documento, selecione a impressora. Lá você encontra a opção "salvar como pdf". Selecione esta opção e clique em salvar como pdf. Agora você tem o documento em pdf! Mas alguns problemas podem ainda existir, como o arquivo ser grande demais, ou ter páginas em branco no meio. Para resolver isto, siga para o próximo passo, onde temos duas opções:

Primeiro Método : Se suas páginas em branco estiverem em intervalos constantes
Neste caso, é melhor:
5- Abrir o pdf no visualizador Adobe, clicar em Imprimir. No topo, perto da impressora, clique em avançado e selecione "imprimir no arquivo" (ou algo do tipo, como meu adobe é em inglês não tenho certeza).


Em seguida, selecione Mais opções (embaixo daquele quadro branco para selecionar páginas) e clique na sua escolha (no meu caso, as páginas ímpares tinham texto, então selecionei o intervalo de páginas ímpares). Você também pode fazer a seleção de páginas específicas neste método, mas o outro é mais visual caso as páginas não estejam em ordem.

Segundo método: Se suas páginas não estiverem em intervalos constantes

5- Entre em https://smallpdf.com/compress-pdf , arraste e solte seu arquivo lá. Isto vai deixar seu pdf pequeno e possível de editar online de graça

6- Abra o pdf em https://smallpdf.com/split-pdf , selecione as páginas que contêm algo escrito.  Clique em "split pdf" e faça download do arquivo.


Espero ter ajudado mais alguém com esta dica!

sábado, 14 de maio de 2016

Primavera em Leuven



Depois de um inverno escuro e frio, a primavera chegou aqui (ainda meio fria, mas bem mais ensolarada). Leuven é uma cidade linda, mas na primavera tudo ganha vida aqui. As pessoas começam a sair nas ruas, as flores começam a abrochar e existem vários lugares lindinhos para visitar.
As fotos aqui são do jardim botânico de Leuven. Foi o primeiro jardim botânico da Bélgica (talvez da Europa? Não sei!). É um jardim de tamanho médio, mas com várias flores lindas.



 <= Estas flores da esquerda são super cheirosas. Durante o inverno elas ficam secas, mas na primavera vários lugares na cidade têm.





Além do jardim botânico, também existem vários outros parques menores pela cidade para aproveitar quando o sol sai (e eles vão ficar todos cheios!). Mas todos os lugares têm algum charme. O problema é a instabilidade: sol de manhã não significa sol à tarde. Um dia 25oC, no dia seguinte 8 graus. Por isso vale a pena sair na hora que o sol sai.

A primavera é uma das minhas estações favoritas, competindo só mesmo com o outono. Perto de Leuven também existem várias florestas e áreas de natureza, como a floresta de Heverlee, o castelo da KU (também em Heverlee) e seus entornos.