Hoje foi o último dia do longo período de provas. Aqui é normal as aulas terminarem um mês antes das provas começarem. Este mês de "pausa" é o Study Break. E acredite, você vai precisar dele.
No fim do Study Break as provas começam, geralmente durando por um mês esse período. Você pode escolher suas datas de provas (mediante as opções) assim que faz o seu ISP e IER (dentro do sistema da universidade - Toledo - ao escolher as matérias).
Neste fim de semestre ( o meu segundo na KU Leuven), tenho algumas dicas:
Como estudar
- Tente deixar pelo menos dois dias entre uma prova e a seguinte. Menos que isso causa dor de cabeça, estresse.
-É IMPOSSÍVEL estudar só dois dias para qualquer matéria. Mantenha isso em mente e estude durante o semestre.
-No início do semestre, crie uma agenda de estudos para ter certeza de que já estudou tudo durante o semestre. Assim, o Study Period é só uma revisão (e vai ser muita matéria), o que facilita muito se você ficar agarrada em alguma matéria.
-Tenha um plano de estudos realista. Estudar mais de 10h/dia não vai ser eficiente. E você provavelmente não vai conseguir manter 10h/dia durante um mês.
Dicas
-Procure pelo seu curso no site da sua student union. No meu caso (engineering) o VTK é a união e eles têm uma página wiki onde você encontra exames antigos, dicas e comentários sobre as matérias. Todos os alunos que têm login no VTK podem adicionar seus próprios comentários, provas antigas. etc.
-Procure no VTK também antes de escolher matérias. Comentários ruins significam uma matéria ruim.
-Pergunte sobre os professores para outros alunos, isso faz muita diferença na forma de avaliação e aulas.
-Não se estresse demais. Todos os estudantes internacionais têm dificuldade com o sistema belga e é muito normal falharem em muitas matérias no primeiro ano.
Observação importante
-Não use lápis. Nunca.
-Eles não vão devolver provas, você precisa marcar um dia (logo após os resultados, já entre em contato com o professor) para poder ver sua prova.
-Você pode repetir a prova de uma matéria 3 vezes (mais a primeira tentativa, quatro vezes no total). Depois, se você tiver passado mais de 50% dos seus créditos, pode conseguir mais duas chances. Se não passar nestas, é jubilado. Uma coisa chata é que não comparecer a um exame conta como uma tentativa (e se você estiver morrendo também não vale levar atestado, na maioria dos casos eles contam estas chances como "extras" então ficar doente não é desculpa). Resumindo: não adianta, você têm estas chances, quando acabarem, é o fim mesmo.
-Cada ano acadêmico tem duas provas de cada matéria (Janeiro e Junho).
-Quando faz a prova novamente, a nota mais alta prevalece.
-Se você tiver passado em tudo, tiver uma média boa e só faltar uma matéria em que tirou pelo menos 9 em 20, pode pedir para não refazer a prova (a nota mínima é 10) e aplicar tolerância para esta matéria. Lembrando que isto significa que esta matéria não estará no seu diploma, é apenas uma solução para matérias obrigatórias em que você não passou.