sexta-feira, 23 de junho de 2017

Dicas finais para quem quer morar em Leuven

Meu tempo em Leuven está chegando ao fim. Mas agora depois desses dois anos posso dar algumas dicas.


No geral:

  • Compre uma bicicleta. Andar aqui de bicicleta é mais rápido do que de ônibus, além de ser saudável também. Você pode comprar uma bicicleta de segunda mão em lojas (como SPIT) ou através de grupos (como Leuven Junk Shop). Todo mundo tem uma bike, e você vai ter muito mais liberdade se tiver uma também.
  • Aprenda a separar o lixo! Aqui eles fazem coleta seletiva. Você pode comprar as sacolas especiais para cada tipo de lixo no supermercado, isso te salva dinheiro e é bom para o meio ambiente. Papel e papelão são descartados gratuitamente. Cheque este link para maiores informações.
  • Para comprar papel, fichário, canetas, a loja Hema tem muitas coisas bonitinhas e com preços acessíveis. Acredite, você vai precisar.
  • Saiba como comprar tickets de trem! Se você é menor de 26 anos, pode comprar o Go Pass 10 (10 trechos de trem por 51 euros), em que cada trecho de trem sai a 5,10 euros para qualquer lugar do país. Também existem passes especiais para fins de semana, férias de julho, shopping days... Sempre cheque no site para ver o melhor negócio.
  • Para ir para a Holanda, Alemanha, etc, compre tickets no Flixbus. É super barato e você pode sair de Bruxelas ou de Antwerp. Outra opção é checar por caronas no blablacar, em que pessoas oferecem um assento em seus carros por tarifas bem baixas.
  •  As épocas de liquidação aqui são Janeiro e Julho. Se você esperar para comprar roupas nessa época vai pagar muito menos!
  • Se você precisa de vitaminas, remédios homeopáticos ou para tosse, a Kruidvat vende isso tudo por preços ótimos. Eles também têm várias promoções em shampoos, condicionadores, maquiagens, etc.


Sobre acomodação e bairros:

É bom ressaltar que não existe área ruim em Leuven. O que existe são diferentes lugares e públicos. Se você já tem a sua bicicleta, a distância não vai fazer diferença alguma.

Leuven ( dentro do anel)
Qualquer coisa dentro do anel de Leuven vai ser legal. Não existem bairros ruins aqui, e tudo é super perto. Dentro do anel existem muitos supermercados, ônibus, etc.

Centro
Pra mim, o centro é o lugar ideal para morar como estudante. Dentro do anel, perto do Grote Markt e do Oude Markt (bares e restaurantes), o centro da cidade tem tudo. Fica um pouquinho mais longe para o campus em Heverlee, mas de bicileta é bem rapidinho (eu demoro 15 minutos pedalando e sou muito lenta). Também existem ótimas conexões de ônibus (e você pode comprar o passe anual por 20 euros quando fizer sua matrícula na faculdade). Os preços para um kot são mais altos (cerca de 350 euros), mas acho que vale a pena, já que é uma parte super viva da cidade.

Heverlee
Fica perto do campus, mas longe dos bares. Pode ser bom pra quem gosta de morar em um lugar tranquilo, mas pra quem gosta de sair, ir em restaurantes e lojas, não acho viável. O preço, porém, é mais baixo do que no centro. Existem várias residências da faculdade e vários quartos (kot) para serem alugados.

Kessel Lo
Fica perto do centro, mas longe do campus de Heverlee. É bem parado, nada de bares nem restaurantes. Tem uma área bacana pra quem gosta de natureza (Provincial Park Kessel-Lo), mas é bem acessível do centro também. Como o preço é baixo para lugares maiores, indico essa parte para pessoas que estão se mudando com a família. Para estudantes, é um lugar meio isolado.

Para comer

Em Leuven existem muitos supermercados baratos (Lidl, Aldi, Colruyt). Mas para quem gosta de comida de fora, eu indico estas pérolas:

  • La Vecchia Napoli: melhor pizza italiana da cidade. O preço é OK, bem no centro. Mas prepare-se para esperar muito. A concorrência é brava.
  • Nirvana kitchen: comida indiana maravilhosa! Eles atendem pelo facebook e entregam em casa. Preço super amigo, pratos maravilhosos!
  • Donki: comida mexicana meio fast food. O preço é OK, mas eles vendem guaraná!! Os tacos são muito gostosos, comida fresca e bem temperada.
  • Dijle Snack: fica do outro lado da minha casa, então como muito. Vende kebab (se você nunca comeu, coma!), pizzas turcas, saladas. O preço é bom e eles entregam em casa.

Depois dessas dicas todas, é importante ressaltar a mais importante: cuidado com o estresse. O ambiente aqui é extremamente estressante, deprimente no inverno e as pessoas são mais reclusas. Fazer amizades não é tão simples. A cidade, porém, é muito bonita, divertida e viva. Saber balancear isso tudo não é tão fácil.

Boa sorte!


segunda-feira, 13 de março de 2017

Como encontrar emprego na Bélgica (Engenharia)

Como estou no meu último período do mestrado, a procura por emprego já me assombra.
Aqui na Bélgica o procedimento de encontrar um emprego (quando se termina um curso em Engenharia) é muito diferente da minha experiência no Brasil. Apesar de estar no início desta busca, aqui vão algumas coisas que já percebi ou aprendi:


  • Seus hobbies importam, seu rosto também
O currículo belga tem uma apresentação e formato muito diferentes do brasileiro. A foto é importante, assim como uma lista de hobbies  e outras atividades que preenchem o seu tempo livre. 

  • Motivation Letter
Tudo aqui precisa de uma carta de motivação, seja um evento ou uma oferta de emprego. E é importante aprender a escrever esta carta da maneira Belga!

  • Você pode ser contratada antes de terminar o curso
Apesar de me graduar em Setembro, companhias já estão entrevistando pessoas agora! O contrato costuma ser oferecido antes mesmo da graduação acontecer, tamanha a competição por engenheiros aqui.

  • Assessment Day
Em várias empresas, é comum que todas as etapas do processo seletivo aconteçam em um dia só, o chamado assessment day. Enquanto é interessante para não fazer a mesma viagem várias vezes, o processo também é cansativo e costuma ter por volta de 3-4 etapas e entrevistas no mesmo dia.

  • Skills
No seu CV, é importante falar de habilidades adquiridas, e não apenas o que o seu trabalho em determinado estágio era. Um currículo com experiências e habilidades adquiridas em cada experiência é o que importa.
  • Idiomas, idiomas...
Sendo a Bélgica um país que fala 3 idiomas, pelo menos 2 são importantes: holandês e francês. Mas para engenharia, algumas empresas se contentam com o inglês. Contudo, ainda é importante demonstrar interesse em aprender as outras línguas e ter algo em seu currículo que te diferencia dos outros candidatos.

  • Jantares, workshops, company day...
As empresas aqui querem conquistar os engenheiros graduados. E eles atraem novos talentos sediando jantares, dias na empresa, workshops e outros eventos. Geralmente para estes eventos você precisa enviar uma carta de motivação e currículo, e eles selecionam os convidados. Fui a vários jantares e workshops, é uma maneira ótima de conversar com empregados da empresa e saber um pouco mais sobre as possibilidades depois da formatura.

  • Job Fair
Outro evento que vale a pena ir são as várias job fairs que acontecem durante o ano. Em Leuven, fui na do VTK (como se fosse um DCE das engenharias), é um evento grande, com muitas companhias e oportunidades. No final, também havia um fotógrafo profissional tirando fotos de graça para seu currículo.

  • Networking
Este ponto é muito importante aqui. Apesar de eu ser péssima em networking, reconheço o valor que tem! Mantenham os olhos abertos para possíveis contatos. Existem vários eventos em que networking é possível, basta seguir as páginas da faculdade (AFT-Academics for Technology, AFC-Academics for Companies,VTK-Vlaamse Technische Kring).

Assim que tiver mais experiências nisso, faço uma parte 2 deste post!