segunda-feira, 13 de março de 2017

Como encontrar emprego na Bélgica (Engenharia)

Como estou no meu último período do mestrado, a procura por emprego já me assombra.
Aqui na Bélgica o procedimento de encontrar um emprego (quando se termina um curso em Engenharia) é muito diferente da minha experiência no Brasil. Apesar de estar no início desta busca, aqui vão algumas coisas que já percebi ou aprendi:


  • Seus hobbies importam, seu rosto também
O currículo belga tem uma apresentação e formato muito diferentes do brasileiro. A foto é importante, assim como uma lista de hobbies  e outras atividades que preenchem o seu tempo livre. 

  • Motivation Letter
Tudo aqui precisa de uma carta de motivação, seja um evento ou uma oferta de emprego. E é importante aprender a escrever esta carta da maneira Belga!

  • Você pode ser contratada antes de terminar o curso
Apesar de me graduar em Setembro, companhias já estão entrevistando pessoas agora! O contrato costuma ser oferecido antes mesmo da graduação acontecer, tamanha a competição por engenheiros aqui.

  • Assessment Day
Em várias empresas, é comum que todas as etapas do processo seletivo aconteçam em um dia só, o chamado assessment day. Enquanto é interessante para não fazer a mesma viagem várias vezes, o processo também é cansativo e costuma ter por volta de 3-4 etapas e entrevistas no mesmo dia.

  • Skills
No seu CV, é importante falar de habilidades adquiridas, e não apenas o que o seu trabalho em determinado estágio era. Um currículo com experiências e habilidades adquiridas em cada experiência é o que importa.
  • Idiomas, idiomas...
Sendo a Bélgica um país que fala 3 idiomas, pelo menos 2 são importantes: holandês e francês. Mas para engenharia, algumas empresas se contentam com o inglês. Contudo, ainda é importante demonstrar interesse em aprender as outras línguas e ter algo em seu currículo que te diferencia dos outros candidatos.

  • Jantares, workshops, company day...
As empresas aqui querem conquistar os engenheiros graduados. E eles atraem novos talentos sediando jantares, dias na empresa, workshops e outros eventos. Geralmente para estes eventos você precisa enviar uma carta de motivação e currículo, e eles selecionam os convidados. Fui a vários jantares e workshops, é uma maneira ótima de conversar com empregados da empresa e saber um pouco mais sobre as possibilidades depois da formatura.

  • Job Fair
Outro evento que vale a pena ir são as várias job fairs que acontecem durante o ano. Em Leuven, fui na do VTK (como se fosse um DCE das engenharias), é um evento grande, com muitas companhias e oportunidades. No final, também havia um fotógrafo profissional tirando fotos de graça para seu currículo.

  • Networking
Este ponto é muito importante aqui. Apesar de eu ser péssima em networking, reconheço o valor que tem! Mantenham os olhos abertos para possíveis contatos. Existem vários eventos em que networking é possível, basta seguir as páginas da faculdade (AFT-Academics for Technology, AFC-Academics for Companies,VTK-Vlaamse Technische Kring).

Assim que tiver mais experiências nisso, faço uma parte 2 deste post!