Aqui em Leuven o primeiro semestre termina esta semana, e com ela algumas observações sobre o sistema de ensino da KU Leuven e mestrado em engenharia.
Sistema de Avaliação
As provas acontecem em um mês só para provas e você tem um mês antes disto sem aulas só para estudar (study period). As provas geralmente são orais com preparação escrita. Isto significa que você tem que ter conhecimento profundo da matéria, todos os detalhes, e deve saber explicar, exemplificar e aplicar os conceitos. Isto significa que as provas são difíceis e o fator de ser parte oral deixa qualquer um nervoso. A maioria dos alunos vai bem arrumada para a prova, alguns até de terno! Definitivamente diferente dos dias de prova na engenharia no Brasil (havaianas e short? Ótimo!).
O que vai cair na prova? Ninguém sabe ao certo
As matérias são muito extensas. Você pode ter acesso a alguns exames antigos na página Wiki do diretório estudantil das engenharias, mas isto não significa que as provas serão iguais. E perguntas sem respostas não ajudam muito a estudar para a prova. Você tem que saber tudo, e saber bem!
Quanto tenho que estudar?
Isso varia de pessoa para pessoa. Os belgas estudam cerca de 10 horas por dia durante o study period, geralmente mais que isso. Eu estudei cerca de 9 horas por dia (e reprovei em algumas matérias, mas acredito que isto seja mais pela falta de experiência com o sistema de avaliação do que falta de estudos).
Férias? Não exatamente...
Agora tenho uma semana de férias, então o próximo semestre inicia. A carga horária daqui é alta (8 da manhã às 18:30 da noite quando temos sessões de laboratório). Em março, eles começam a distribuir os temas da tese de mestrado (que se inicia em Setembro!) para que todos possam começar nas férias de verão.
Quer passear pela Europa, viajar e sair pra festas?
Se sim, fazer mestrado em engenharia aqui não é para você. Não há muito tempo de folga, a carga de estudos é pesada e são dois anos nesse ritmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário