Alguns studios ou quartos (kot) aqui já vêm mobiliados ou parcialmente mobiliados quando alugamos, mas sempre é preciso comprar alguns essenciais (toalhas, lençóis, panos de prato, etc.). Essas despesas parecem pequenas à primeira vista, mas elas podem pesar muito no orçamento quando somadas!
Desde os tempos de Holanda, já conheço algumas lojas baratinhas e por sorte algumas estão aqui em Leuven. Vai aí uma listinha sobre onde comprar coisas baratinhas e essenciais (ou nem tanto rs).
Action- Website
Pegando um ônibus no centro (333, 334 ou 335) você chega lá em 10 minutinhos (fica em Holsbeek). É uma loja ultra barata que vende coisas com pequenos erros ou que sobraram em outras lojas, então você pode encontrar coisas de marca também. Basicamente eles vendem de TUDO. Tudo mesmo. Desde roupa de cama, travesseiro, cobertor até chocolates e produtos de jardinagem. Vale a pena checar o site deles para ter uma noção. Algumas coisas que eu comprei lá foram:
-Batedeira de mão (uns 8 euros na época)
-Ferro de passar roupas (cerca de 10 euros)
-Faca de cerâmica (1 euro a pequena)
-Cobertor (cerca de 20 euros e muito bom!)
-Velas (uns 3 euros o saco com 0.5 kg de velinhas pequenas)
-Secador de cabelo (cerca de 8 euros)
-Cestas organizadoras (3.5 euros mais ou menos)
E mais um mundo de coisas. Também é baratinho comprar meias, luzes para bicicleta, material escolar, brinquedos, tinta para casa e artigos de decoração.
Dica: se for aos fins de semana, vá pela manhã. À tarde a loja fica muito cheia e você perde a chance de olhar cada pedacinho. Eles vendem sacolas grandes e fortes da própria loja, custa uns 0.50 euros e duram muito. Vale a pena comprar uma!
Kruidvat- Website
Existem 3 Kruidvats em Leuven: duas no centro e uma perto do Albert Heijn (supermercado perto do canal/Stella Artois). Eles vendem produtos de higiene pessoal a preços muito bons e têm uma marca própria baratinha. Também vendem doces, brinquedos, alguns artigos eletrônicos, remédios e bolsas.
Para mim, a melhor coisa da Kruidvat são os remédios. Aqui na Bélgica só se compra remédio em farmácia (caro em comparação à Holanda por exemplo), mas a Kruidvat vende xarope para tosse, antiácidos,etc. Tudo com marca própria e preço bom.
Casa- Website
É uma lojinha fofa no centro. Eles vendem artigos de decoração, móveis pequenos, eletrodomésticos, etc. Os preços não são sempre baixos, mas eles têm promoções muito boas. Já comprei lá:
-Saleiro+pimenteiro (foi só 0.50 euros!)
-Termômetro para interior de casa (0.7 euros)
-Lixeira grande inox (50 euros- barato em comparação com as outras lojas)
-Caneca (1.5 euros)
Hema -Website
Esta é uma das minhas lojas favoritas.São duas em Leuven, ambas no centro. Eles vendem material escolar/de escritório a preços bons e são todos muito bonitinhos. Também vende roupas para mulheres e bebês, artigos para casa, comida, cortinas e louça. Quase tudo lá é da marca deles e são de qualidade. As promoções são ótimas e o sabonete líquido de lavanda (meio litro, eu acho) custa só um euro e é muito cheiroso. Eles também vendem chocolates, guarda chuvas, maquiagem e presentes diversos.
Estas quatro lojas cobrem o básico de casa nova. Sugiro sempre ir na Action com uma lista porque é fácil se perder lá e terminar comprando coisas demais. Quem tem o buspass da universidade vai de graça para lá, ao contrário se paga 1.80 euros se comprar o ticket de ônibus pelo celular (sms). Não é longe para ir de bike (Holsbeek), mas o vento atrapalha se forem comprar muitas coisas. Todas as outras são próximas, mas Leuven não é tão grande de qualquer forma.
terça-feira, 19 de abril de 2016
domingo, 10 de abril de 2016
Lista de prós e contras - Bélgica
O maior erro no Brasil é a romantização da vida europeia em geral. Antes de ir para um país novo, nós temos mania de pensar que tudo é melhor no exterior, o que é uma grande mentira. Detesto quando comentam "só no Brasil" ou "isso na Europa é perfeito, muito melhor", ou o pior de todos: "os europeus são mais avançados do que os brasileiros". Este último é o pior comentário e, de longe, o mais mentiroso! Pessoas são pessoas e não se pode generalizar um país inteiro, quem dirá um continente. O engraçado é que aqui, ouço as mesmas frases que ouvia no Brasil: "isso só acontece na Bélgica! Que absurdo" e variantes para todos os cantos vindo de seus respectivos habitantes.
O mundo não é um lugar perfeito e as pessoas não são perfeitas. Já conheci pessoas educadas e mal educadas vindas de todo canto, ser loiro não significa ser educado- e nem todo mundo aqui é loiro.
Antes de decidir se mudar para a Bélgica é bom ter em mente de que este não é o paraíso e que várias coisas do Brasil vão te fazer falta. No meu ver, aqui vão os prós e contras de morar na Bélgica:
Prós
Contras
Nunca encontramos o melhor dos dois mundos, mas sinto falta de brasileiros aqui! É complicado conhecer outros brasileiros na cidade porque geralmente estão de intercâmbio (e vão embora depois, o que é triste!) ou já têm família formada e outro foco na vida. Mas a comunidade internacional é grande aqui, e gente boa tem em todo lugar.
O mundo não é um lugar perfeito e as pessoas não são perfeitas. Já conheci pessoas educadas e mal educadas vindas de todo canto, ser loiro não significa ser educado- e nem todo mundo aqui é loiro.
Antes de decidir se mudar para a Bélgica é bom ter em mente de que este não é o paraíso e que várias coisas do Brasil vão te fazer falta. No meu ver, aqui vão os prós e contras de morar na Bélgica:
Prós
- Filas de supermercado rápidas
De modo geral, as filas em supermercado aqui são super rápidas! Nunca esperei muito tempo para pagar (você se sente até meio pressionada pra ser rápida).
- Bicicleta como meio de transporte
Esse item na verdade se aplica mais a Leuven. Nem todas as cidades na Bélgica são tão bike friendly, mas aqui não há necessidade nenhuma de ter um carro: tudo se faz a pé ou de bicicleta.
- Roupas com preço bom
No geral as roupas aqui são super acessíveis e as promoções são ótimas. Mesmo convertendo para reais com o euro alto como está, ainda fica mais barato do que comprar roupas no Brasil.
- Coisas fofas não custam a mais
Artigos de decoração, de escritório, etc, que são bonitinhos costumam ser caríssimos no Brasil, mas aqui é o mesmo preço de coisas "normais". Existem várias lojas bonitinhas em que se paga pouco por artigos fofos. Aqui compro mais velas, flores e papelaria em geral porque tudo tem um preço baixo.
- Viajar de trem
Acho tão prático viajar de trem! Geralmente é mais rápido do que ir de carro dentro da Bélgica (aqui tem muito engarrafamento). Dá pra ir a Paris em algumas horas com o trem rápido, a Berlim, a Amsterdam, enfim, a vários lugares. O trem na Bélgica não é tão caro assim (você pode comprar um bilhete com 10 viagens-5 ida e volta- por 51 euros para usar dentro do país), mas fora da Bélgica é bem carinho se você não tem benefícios ou descontos para trem.
- Viajar de Ryanair e afins
Existem várias companhias aéreas low cost na europa, facilitando muito tirar férias por aqui! Já comprei passagem por 20 euros ida e volta da Holanda para Portugal, ótimo quando temos um feriado pequeno.
Contras
- Fumantes
Os fumantes daqui são sem noção. Eles vão fumar na porta do restaurante, na área coberta (se for aberta nas laterais), na frente do supermercado, em todo canto. E não vão assoprar pro lado ou dar aquela afastada básica para isso. Quanto mais sul, pior fica. Na Itália fui em vários bares em que as pessoas fumam dentro do estabelecimento! Total falta de respeito. A quantidade de fumantes também é maior, e as pessoas que fumam também são jovens (em contraste com o Brasil, em que normalmente fumantes são pessoas mais velhas, que começaram a fumar quando isto era considerado "bacana"). Para mim, este é um dos maiores defeitos. Detesto sair de casa e voltar com cheiro de cigarro.
- Ir ao médico
Se você tiver plano de saúde no Brasil, provavelmente não irá gostar do jeito belga. Aqui você tem que ir a um médico de família para ser indicado para ir a outro médico (ou se paga mais para ir diretamente ao médico especializado). Isto significa que você tem de passar por um médico de família para ir ao ginecologista, oftalmologista, etc. Você paga as consultas e depois pede reembolso enviando um papel que recebe no consultório com o seu selo pessoal do seguro saúde (bem arcaico). Apesar de não demorar para receber o reembolso (cerca de 75% do valor da consulta no meu caso: você sempre paga algo!), ainda é muito chato e trabalhoso ir ao médico aqui.
- Frutas e vegetais sem gosto
Com exceção de berries, maçã e alguns poucos vegetais, todo o resto aqui tem gosto de nada. As coisas são exportadas ainda verdes e não são gostosas. Os tomates são grandes, vermelhos e lindos, mas têm gosto de água.
- Ruas esburacadas
Sim, isto é um problema na Bélgica. As ruas são muito esburacadas (e ainda não descobri o equivalente da operação tapa buracos belo-horizontina para consertar os problemas). Isto acaba com a bicicleta que uso no dia a dia.
- Pessoas
Nunca encontramos o melhor dos dois mundos, mas sinto falta de brasileiros aqui! É complicado conhecer outros brasileiros na cidade porque geralmente estão de intercâmbio (e vão embora depois, o que é triste!) ou já têm família formada e outro foco na vida. Mas a comunidade internacional é grande aqui, e gente boa tem em todo lugar.
Assinar:
Postagens (Atom)