O mundo não é um lugar perfeito e as pessoas não são perfeitas. Já conheci pessoas educadas e mal educadas vindas de todo canto, ser loiro não significa ser educado- e nem todo mundo aqui é loiro.
Antes de decidir se mudar para a Bélgica é bom ter em mente de que este não é o paraíso e que várias coisas do Brasil vão te fazer falta. No meu ver, aqui vão os prós e contras de morar na Bélgica:
Prós
- Filas de supermercado rápidas
De modo geral, as filas em supermercado aqui são super rápidas! Nunca esperei muito tempo para pagar (você se sente até meio pressionada pra ser rápida).
- Bicicleta como meio de transporte
Esse item na verdade se aplica mais a Leuven. Nem todas as cidades na Bélgica são tão bike friendly, mas aqui não há necessidade nenhuma de ter um carro: tudo se faz a pé ou de bicicleta.
- Roupas com preço bom
No geral as roupas aqui são super acessíveis e as promoções são ótimas. Mesmo convertendo para reais com o euro alto como está, ainda fica mais barato do que comprar roupas no Brasil.
- Coisas fofas não custam a mais
Artigos de decoração, de escritório, etc, que são bonitinhos costumam ser caríssimos no Brasil, mas aqui é o mesmo preço de coisas "normais". Existem várias lojas bonitinhas em que se paga pouco por artigos fofos. Aqui compro mais velas, flores e papelaria em geral porque tudo tem um preço baixo.
- Viajar de trem
Acho tão prático viajar de trem! Geralmente é mais rápido do que ir de carro dentro da Bélgica (aqui tem muito engarrafamento). Dá pra ir a Paris em algumas horas com o trem rápido, a Berlim, a Amsterdam, enfim, a vários lugares. O trem na Bélgica não é tão caro assim (você pode comprar um bilhete com 10 viagens-5 ida e volta- por 51 euros para usar dentro do país), mas fora da Bélgica é bem carinho se você não tem benefícios ou descontos para trem.
- Viajar de Ryanair e afins
Existem várias companhias aéreas low cost na europa, facilitando muito tirar férias por aqui! Já comprei passagem por 20 euros ida e volta da Holanda para Portugal, ótimo quando temos um feriado pequeno.
Contras
- Fumantes
Os fumantes daqui são sem noção. Eles vão fumar na porta do restaurante, na área coberta (se for aberta nas laterais), na frente do supermercado, em todo canto. E não vão assoprar pro lado ou dar aquela afastada básica para isso. Quanto mais sul, pior fica. Na Itália fui em vários bares em que as pessoas fumam dentro do estabelecimento! Total falta de respeito. A quantidade de fumantes também é maior, e as pessoas que fumam também são jovens (em contraste com o Brasil, em que normalmente fumantes são pessoas mais velhas, que começaram a fumar quando isto era considerado "bacana"). Para mim, este é um dos maiores defeitos. Detesto sair de casa e voltar com cheiro de cigarro.
- Ir ao médico
Se você tiver plano de saúde no Brasil, provavelmente não irá gostar do jeito belga. Aqui você tem que ir a um médico de família para ser indicado para ir a outro médico (ou se paga mais para ir diretamente ao médico especializado). Isto significa que você tem de passar por um médico de família para ir ao ginecologista, oftalmologista, etc. Você paga as consultas e depois pede reembolso enviando um papel que recebe no consultório com o seu selo pessoal do seguro saúde (bem arcaico). Apesar de não demorar para receber o reembolso (cerca de 75% do valor da consulta no meu caso: você sempre paga algo!), ainda é muito chato e trabalhoso ir ao médico aqui.
- Frutas e vegetais sem gosto
Com exceção de berries, maçã e alguns poucos vegetais, todo o resto aqui tem gosto de nada. As coisas são exportadas ainda verdes e não são gostosas. Os tomates são grandes, vermelhos e lindos, mas têm gosto de água.
- Ruas esburacadas
Sim, isto é um problema na Bélgica. As ruas são muito esburacadas (e ainda não descobri o equivalente da operação tapa buracos belo-horizontina para consertar os problemas). Isto acaba com a bicicleta que uso no dia a dia.
- Pessoas
Nunca encontramos o melhor dos dois mundos, mas sinto falta de brasileiros aqui! É complicado conhecer outros brasileiros na cidade porque geralmente estão de intercâmbio (e vão embora depois, o que é triste!) ou já têm família formada e outro foco na vida. Mas a comunidade internacional é grande aqui, e gente boa tem em todo lugar.
Oi Izabella, eu sou estudante na França e estou pensando em fazer meu mestrado ai na Bélgica. Gostaria de conversar com alguém que é estudante por ai... Se vc tiver um tempinho te deixo meu e mail: marimgarcia@hotmail.com Obrigada! Mariana
ResponderExcluir