segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Como conseguir passagens baratas

Todo mundo já deve conhecer os sites Melhores Destinos e ViajaNet para conseguir passagens baratíssimas. O problema é sempre o mesmo: as datas. Normalmente as passagens baratas são para períodos fora de temporada, ou com estadia curta, o que não ajuda a comprar passagem quando você vai para um intercâmbio.

Por isso, eu usei alguns passos que vou listar aqui para conseguir a passagem mais barata possível para o período que eu queria.

No meu caso, comprei apenas ida, pois ficarei por 02 anos e nenhuma companhia aérea vende a volta por um período tão longo. 

Vamos aos passos:

1. Cheque o melhor período e aeroporto

ITA Software da Google é um ótimo meio de checar o melhor período e aeroporto para sua viagem. Não é possível comprar passagens por ele, mas é muito útil para determinar a companhia aérea, datas e aeroportos.
Você pode escrever o nome de um aeroporto em Departing from ou Destination e em seguida clicar em Nearby ao lado direito. Lá você determina a distância que você pode se deslocar a partir daquele aeroporto. Exemplo: moro em Belo Horizonte, mas posso viajar a partir de Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. Seleciono a distância e estes aeroportos.
Assim, o software determinará a partir de qual aeroporto seu vôo será mais barato!



Outra dica é clicar em See calendar of lowest fares . Lá, você seleciona a data a partir de qual a viagem pode ser realizada e ele faz as pesquisas em até 01 mês! Identifique também o número de noites, caso seja ida e volta.

O resultado da pesquisa é uma matriz, com um valor estimado para sua passagem aérea em cada data de partida. O tracinho indica a duração da viagem (neste exemplo ao lado, coloquei 15 dias).







Ao clicar na data de partida desejada, ele indica a companhia aérea, número do vôo, duração, paradas, etc. Com estes dados, é só ir no site da companhia aérea e procurar pelo vôo indicado!





OBS: algumas vezes os vôos não estão mais disponíveis no site da companhia aérea. Acontece. Os preços também podem variar para mais ou para menos, mas o site dá uma ideia da melhor data.


2. Procure com antecedência

Pode ser que haja alguma superpromoção e você se arrependa. Mas se sua viagem tiver de ser em alta temporada, quando mais cedo comprar, melhor.
O  ViajaNet mantém um histórico de preços de passagens para alguns destinos, informando com quanto tempo de antecedência é melhor comprar a passagem. Basta digitar origem, destino e informar que não possui data de viagem ainda.

3. Pese os prós e contras

Será que vale a pena comprar aquela passagem por R$ 500,00 a menos com muitas horas de vôo a mais e conexões apertadas? Sempre cheque no Reclame Aqui as críticas à companhia aérea, especialmente se esta companhia não for sediada no Brasil, o que torna mais difícil correr atrás de seus direitos em casos de mala extraviada, roubos, atrasos e cancelamentos.
Cheque também se vale a pena chegar ou ir por aeroportos mais distantes. O preço do vôo pode ser justificado pelo preço do translado para chegar até seu destino.

4. Procure em sites gringos

Se você estiver disposto a pagar sem parcelas, vários sites gringos podem ser mais baratos do que comprar no Brasil. Atente para o valor do Dólar/Euro!
Meus favoritos são Cheap Tickets e D-reizen mas existem vários outros. Use o google chrome para traduzir as páginas, caso necessário.

5. Descontos para estudantes

Algumas agências de intercâmbio possuem descontos para estudantes intercambistas. Após pesquisar os preços na internet, entre em contato com uma e veja se conseguem um preço mais baixo!
Entre as agências mais conhecidas estão STBExperimento e CI.

6. Depois de comprar, não procure

Não existe nada pior do que encontrar passagens mais baratas do que o preço que você pagou. Pare a busca após procurar para evitar frustrações e boa viagem! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário