sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Renovando resident permit (identidade) na Bélgica (estudantes)

Para renovar o cartão de residência basta ir ao Stadskantoor (City Hall) cerca de 4 semanas antes da data de vencimento do antigo (mas é possível pedir a partir de 3 meses antes da data de vencimento). 

É preciso levar:

  • Prova de registro na Universidade (para a KU Leuven, é só pedir online no KU Loket).
  • Prova de meios financeiros (pode ser a mesma carta apresentada para conseguir o visto, ou o depósito novamente).
  • Documento com as notas obtidas no ano acadêmico (é só imprimir o do Toledo- KU Loket).
  • O cartão de residência.
  • Foto do mesmo tamanho das de passaporte (não tem problema ser a mesma foto entregue para o primeiro resident permit).
  • Seu cartão do banco ou dinheiro, pois há uma taxa a ser paga. Não me lembro o valor, mas algo em torno de 20 euros.

Lembre-se que Setembro e Outubro são os meses em que novos alunos chegam e se registram: o City Hall vai estar muito cheio.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Estágio na Bélgica

Estas dicas só se aplicam a pessoas matriculadas em universidades belgas na região Flanders (vlaanderen). Não sei o procedimento para nenhum outro caso.
Fiz um estágio de verão por um mês em Antwerpen. O processo de seleção foi apenas uma entrevista e eles enviam o contrato por correio para recolher assinaturas minha e de meu coordenador, em 3 vias (minha, empresa, universidade). O processo foi muito mais rápido do que o da PUC Minas.

Aqui vão algumas dicas simples pela minha experiência:

Não espere um salário
Mantenha em mente que esta é uma experiência única, mas pode sair cara.
Créditos para a faculdade = sem pagamento. As leis belgas proíbem a companhia de te pagar caso você estiver ganhando créditos pelo estágio. Se você for paga, não se chama estágio, mas Job Student. Mesmo sem pagamento, eles costumam dar uma ajuda de custo para o transporte (que é paga um mês após o término do estágio, então tens que contar com estes custos!).

Comece a procurar cedo
As vagas costumam ser postadas cedo. No meu caso, comecei a enviar Applications em Dezembro para fazer estágio de verão em Junho. As empresas contratam rápido.

Estágio + faculdade
Estágios durante o ano acadêmico não são tão comuns porque as faculdades costumam ser em tempo integral. Mas eles são possíveis de se encontrar, normalmente por volta de 06 meses de duração. Só que isto significa não poder comparecer normalmente às aulas, o que é um problema.
Aqui também existem Dual Degrees em parceria com universidades. Isto significa que você trabalha e estuda durante todo o curso, recebendo uma ajuda por isto.

Requerimentos
No caso de engenharia, muitas empresas não pedem o holandês e no ambiente de trabalho isto não é um problema.
O estágio pode ser no bachelor ou master, mas existem mais vagas para o master. Estágios para doutorandos também existem, mas estes normalmente são pré-acordados com a universidade, já que doutorado aqui é considerado emprego).

Se valorize
Na Bélgica você vai encontrar pessoas de 24 anos terminando o doutorado. Eles têm muita experiência acadêmica, mas nós temos características únicas que as empresas daqui apreciam. Dentre elas: relacionamento interpessoal, experiência com estágios no Brasil, desenvoltura e capacidade de aprender rápido e trabalhar só!

Onde procurar
No meu caso, me inscrevi na matéria Estágio. O professor entrou em contato com empresas parceiras e postou todas as oportunidades no Toledo (ferramenta da KU Leuven para gestão acadêmica). Foi rápido e fácil. Mas vagas podem ser procuradas diretamente no site das empresas, no site da universidade ou na web em geral. Procure as vagas em inglês, isto já indica que o holandês é secundário.



sexta-feira, 24 de junho de 2016

Avaliação do segundo semestre do primeiro ano , Dicas de provas

Hoje foi o último dia do longo período de provas. Aqui é normal as aulas terminarem um mês antes das provas começarem. Este mês de "pausa" é o Study Break. E acredite, você vai precisar dele.
No fim do Study Break as provas começam, geralmente durando por um mês esse período. Você pode escolher suas datas de provas (mediante as opções) assim que faz o seu ISP e IER (dentro do sistema da universidade - Toledo - ao escolher as matérias).

Neste fim de semestre ( o meu segundo na KU Leuven), tenho algumas dicas:

Como estudar

- Tente deixar pelo menos dois dias entre uma prova e a seguinte. Menos que isso causa dor de cabeça, estresse.
-É IMPOSSÍVEL estudar só dois dias para qualquer matéria. Mantenha isso em mente e estude durante o semestre.
-No início do semestre, crie uma agenda de estudos para ter certeza de que já estudou tudo durante o semestre. Assim, o Study Period é só uma revisão (e vai ser muita matéria), o que facilita muito se você ficar agarrada em alguma matéria.
-Tenha um plano de estudos realista. Estudar mais de 10h/dia não vai ser eficiente. E você provavelmente não vai conseguir manter 10h/dia durante um mês.

Dicas

-Procure pelo seu curso no site da sua student union. No meu caso (engineering) o VTK  é a união e eles têm uma página wiki onde você encontra exames antigos, dicas e comentários sobre as matérias. Todos os alunos que têm login no VTK podem adicionar seus próprios comentários, provas antigas. etc.
-Procure no VTK também antes de escolher matérias. Comentários ruins significam uma matéria ruim.
-Pergunte sobre os professores para outros alunos, isso faz muita diferença na forma de avaliação e aulas.
-Não se estresse demais. Todos os estudantes internacionais têm dificuldade com o sistema belga e é muito normal falharem em muitas matérias no primeiro ano.

Observação importante

-Não use lápis. Nunca.
-Eles não vão devolver provas, você precisa marcar um dia (logo após os resultados, já entre em contato com o professor) para poder ver sua prova.
-Você pode repetir a prova de uma matéria 3 vezes (mais a primeira tentativa, quatro vezes no total). Depois, se você tiver passado mais de 50% dos seus créditos, pode conseguir mais duas chances. Se não passar nestas, é jubilado. Uma coisa chata é que não comparecer a um exame conta como uma tentativa (e se você estiver morrendo também não vale levar atestado, na maioria dos casos eles contam estas chances como "extras" então ficar doente não é desculpa). Resumindo: não adianta, você têm estas chances, quando acabarem, é o fim mesmo.
-Cada ano acadêmico tem duas provas de cada matéria (Janeiro e Junho).
-Quando faz a prova novamente, a nota mais alta prevalece.
-Se você tiver passado em tudo, tiver uma média boa e só faltar uma matéria em que tirou pelo menos 9 em 20, pode pedir para não refazer a prova (a nota mínima é 10) e aplicar tolerância para esta matéria. Lembrando que isto significa que esta matéria não estará no seu diploma, é apenas uma solução para matérias obrigatórias em que você não passou.





domingo, 29 de maio de 2016

Como traduzir documentos mantendo a formatação

Pra quem estuda em inglês, mas em uma universidade de língua holandesa, é muito comum ter documentos só em holandês. Isso dificulta muito, mas a solução é muito simples!

Para traduzir documentos em pdf mantendo o formato, de qualquer língua para qualquer língua, basta:

1- Ter o Google Chrome instalado

2- Vá neste site: https://cloudconvert.com/ e converta do formato "pdf" para "html"

3- Abra o arquivo convertido em html no google chrome. Clique com o lado direito do mouse, daí selecione "traduzir" e a língua que deseja. (para adicionar uma língua nova no Chrome, basta ir em configurações avançadas e adicionar uma língua nova para que possa ser traduzida para ela.
Ao traduzir o arquivo html no chrome, já fica bom para ler. Mas caso queira em pdf, siga para o próximo passo (que demora mais tempo).

4- Clique com o botão direito do mouse, então selecione "imprimir". Quando visualizar o documento, selecione a impressora. Lá você encontra a opção "salvar como pdf". Selecione esta opção e clique em salvar como pdf. Agora você tem o documento em pdf! Mas alguns problemas podem ainda existir, como o arquivo ser grande demais, ou ter páginas em branco no meio. Para resolver isto, siga para o próximo passo, onde temos duas opções:

Primeiro Método : Se suas páginas em branco estiverem em intervalos constantes
Neste caso, é melhor:
5- Abrir o pdf no visualizador Adobe, clicar em Imprimir. No topo, perto da impressora, clique em avançado e selecione "imprimir no arquivo" (ou algo do tipo, como meu adobe é em inglês não tenho certeza).


Em seguida, selecione Mais opções (embaixo daquele quadro branco para selecionar páginas) e clique na sua escolha (no meu caso, as páginas ímpares tinham texto, então selecionei o intervalo de páginas ímpares). Você também pode fazer a seleção de páginas específicas neste método, mas o outro é mais visual caso as páginas não estejam em ordem.

Segundo método: Se suas páginas não estiverem em intervalos constantes

5- Entre em https://smallpdf.com/compress-pdf , arraste e solte seu arquivo lá. Isto vai deixar seu pdf pequeno e possível de editar online de graça

6- Abra o pdf em https://smallpdf.com/split-pdf , selecione as páginas que contêm algo escrito.  Clique em "split pdf" e faça download do arquivo.


Espero ter ajudado mais alguém com esta dica!

sábado, 14 de maio de 2016

Primavera em Leuven



Depois de um inverno escuro e frio, a primavera chegou aqui (ainda meio fria, mas bem mais ensolarada). Leuven é uma cidade linda, mas na primavera tudo ganha vida aqui. As pessoas começam a sair nas ruas, as flores começam a abrochar e existem vários lugares lindinhos para visitar.
As fotos aqui são do jardim botânico de Leuven. Foi o primeiro jardim botânico da Bélgica (talvez da Europa? Não sei!). É um jardim de tamanho médio, mas com várias flores lindas.



 <= Estas flores da esquerda são super cheirosas. Durante o inverno elas ficam secas, mas na primavera vários lugares na cidade têm.





Além do jardim botânico, também existem vários outros parques menores pela cidade para aproveitar quando o sol sai (e eles vão ficar todos cheios!). Mas todos os lugares têm algum charme. O problema é a instabilidade: sol de manhã não significa sol à tarde. Um dia 25oC, no dia seguinte 8 graus. Por isso vale a pena sair na hora que o sol sai.

A primavera é uma das minhas estações favoritas, competindo só mesmo com o outono. Perto de Leuven também existem várias florestas e áreas de natureza, como a floresta de Heverlee, o castelo da KU (também em Heverlee) e seus entornos.



terça-feira, 19 de abril de 2016

Comprando os essenciais - Lojas baratas em Leuven

Alguns studios ou quartos (kot) aqui já vêm mobiliados ou parcialmente mobiliados quando alugamos, mas sempre é preciso comprar alguns essenciais (toalhas, lençóis, panos de prato, etc.). Essas despesas parecem pequenas à primeira vista, mas elas podem pesar muito no orçamento quando somadas!
Desde os tempos de Holanda, já conheço algumas lojas baratinhas e por sorte algumas estão aqui em Leuven. Vai aí uma listinha sobre onde comprar coisas baratinhas e essenciais (ou nem tanto rs).

Action- Website
Pegando um ônibus no centro (333, 334 ou 335) você chega lá em 10 minutinhos (fica em Holsbeek). É uma loja ultra barata que vende coisas com pequenos erros ou que sobraram em outras lojas, então você pode encontrar coisas de marca também. Basicamente eles vendem de TUDO. Tudo mesmo. Desde roupa de cama, travesseiro, cobertor até chocolates e produtos de jardinagem. Vale a pena checar o site deles para ter uma noção. Algumas coisas que eu comprei lá foram:
-Batedeira de mão (uns 8 euros na época)
-Ferro de passar roupas (cerca de 10 euros)
-Faca de cerâmica (1 euro a pequena)
-Cobertor (cerca de 20 euros e muito bom!)
-Velas (uns 3 euros o saco com 0.5 kg de velinhas pequenas)
-Secador de cabelo (cerca de 8 euros)
-Cestas organizadoras (3.5 euros mais ou menos)
E mais um mundo de coisas. Também é baratinho comprar meias, luzes para bicicleta, material escolar, brinquedos, tinta para casa e artigos de decoração.
Dica: se for aos fins de semana, vá pela manhã. À tarde a loja fica muito cheia e você perde a chance de olhar cada pedacinho. Eles vendem sacolas grandes e fortes da própria loja, custa uns 0.50 euros e duram muito. Vale a pena comprar uma!

Kruidvat- Website
Existem 3  Kruidvats em Leuven: duas no centro e uma perto do Albert Heijn (supermercado perto do canal/Stella Artois). Eles vendem produtos de higiene pessoal a preços muito bons e têm uma marca própria baratinha. Também vendem doces, brinquedos, alguns artigos eletrônicos, remédios e bolsas.
Para mim, a melhor coisa da Kruidvat são os remédios. Aqui na Bélgica só se compra remédio em farmácia (caro em comparação à Holanda por exemplo), mas a Kruidvat vende xarope para tosse, antiácidos,etc. Tudo com marca própria e preço bom.

Casa- Website
É uma lojinha fofa no centro. Eles vendem artigos de decoração, móveis pequenos, eletrodomésticos, etc. Os preços não são sempre baixos, mas eles têm promoções muito boas. Já comprei lá:
-Saleiro+pimenteiro (foi só 0.50 euros!)
-Termômetro para interior de casa (0.7 euros)
-Lixeira grande inox (50 euros- barato em comparação com as outras lojas)
-Caneca (1.5 euros)

Hema -Website
Esta é uma das minhas lojas favoritas.São duas em Leuven, ambas no centro. Eles vendem material escolar/de escritório a preços bons e são todos muito bonitinhos. Também vende roupas para mulheres e bebês, artigos para casa, comida, cortinas e louça. Quase tudo lá é da marca deles e são de qualidade. As promoções são ótimas e o sabonete líquido de lavanda (meio litro, eu acho) custa só um euro e é muito cheiroso. Eles também vendem chocolates, guarda chuvas, maquiagem e presentes diversos.


Estas quatro lojas cobrem o básico de casa nova. Sugiro sempre ir na Action com uma lista porque é fácil se perder lá e terminar comprando coisas demais. Quem tem o buspass da universidade vai de graça para lá, ao contrário se paga 1.80 euros se comprar o ticket de ônibus pelo celular (sms). Não é longe para ir de bike (Holsbeek), mas o vento atrapalha se forem comprar muitas coisas. Todas as outras são próximas, mas Leuven não é tão grande de qualquer forma.


domingo, 10 de abril de 2016

Lista de prós e contras - Bélgica

O maior erro no Brasil é a romantização da vida europeia em geral. Antes de ir para um país novo, nós temos mania de pensar que tudo é melhor no exterior, o que é uma grande mentira. Detesto quando comentam "só no Brasil" ou "isso na Europa é perfeito, muito melhor", ou o pior de todos: "os europeus são mais avançados do que os brasileiros". Este último é o pior comentário e, de longe, o mais mentiroso! Pessoas são pessoas e não se pode generalizar um país inteiro, quem dirá um continente. O engraçado é que aqui, ouço as mesmas frases que ouvia no Brasil: "isso só acontece na Bélgica! Que absurdo" e variantes para todos os cantos vindo de seus respectivos habitantes.

O mundo não é um lugar perfeito e as pessoas não são perfeitas. Já conheci pessoas educadas e mal educadas vindas de todo canto, ser loiro não significa ser educado- e nem todo mundo aqui é loiro.

Antes de decidir se mudar para a Bélgica é bom ter em mente de que este não é o paraíso e que várias coisas do Brasil vão te fazer falta. No meu ver, aqui vão os prós e contras de morar na Bélgica:

Prós
  • Filas de supermercado rápidas
De modo geral, as filas em supermercado aqui são super rápidas! Nunca esperei muito tempo para pagar (você se sente até meio pressionada pra ser rápida).


  • Bicicleta como meio de transporte
Esse item na verdade se aplica mais a Leuven. Nem todas as cidades na Bélgica são tão bike friendly, mas aqui não há necessidade nenhuma de ter um carro: tudo se faz a pé ou de bicicleta.

  • Roupas com preço bom
No geral as roupas aqui são super acessíveis e as promoções são ótimas. Mesmo convertendo para reais com o euro alto como está, ainda fica mais barato do que comprar roupas no Brasil.

  • Coisas fofas não custam a mais
Artigos de decoração, de escritório, etc, que são bonitinhos costumam ser caríssimos no Brasil, mas aqui é o mesmo preço de coisas "normais". Existem várias lojas bonitinhas em que se paga pouco por artigos fofos. Aqui compro mais velas, flores e papelaria em geral porque tudo tem um preço baixo.

  • Viajar de trem
Acho tão prático viajar de trem! Geralmente é mais rápido do que ir de carro dentro da Bélgica (aqui tem muito engarrafamento). Dá pra ir a Paris em algumas horas com o trem rápido, a Berlim, a Amsterdam, enfim, a vários lugares. O trem na Bélgica não é tão caro assim (você pode comprar um bilhete com 10 viagens-5 ida e volta- por 51 euros para usar dentro do país), mas fora da Bélgica é bem carinho se você não tem benefícios ou descontos para trem.

  • Viajar de Ryanair e afins
Existem várias companhias aéreas low cost na europa, facilitando muito tirar férias por aqui! Já comprei passagem por 20 euros ida e volta da Holanda para Portugal, ótimo quando temos um feriado pequeno.



Contras

  • Fumantes
Os fumantes daqui são sem noção. Eles vão fumar na porta do restaurante, na área coberta (se for aberta nas laterais), na frente do supermercado, em todo canto. E não vão assoprar pro lado ou dar aquela afastada básica para isso. Quanto mais sul, pior fica. Na Itália fui em vários bares em que as pessoas fumam dentro do estabelecimento! Total falta de respeito. A quantidade de fumantes também é maior, e as pessoas que fumam também são jovens (em contraste com o Brasil, em que normalmente fumantes são pessoas mais velhas, que começaram a fumar quando isto era considerado "bacana"). Para mim, este é um dos maiores defeitos. Detesto sair de casa e voltar com cheiro de cigarro.
  • Ir ao médico
Se você tiver plano de saúde no Brasil, provavelmente não irá gostar do jeito belga. Aqui você tem que ir a um médico de família para ser indicado para ir a outro médico (ou se paga mais para ir diretamente ao médico especializado). Isto significa que você tem de passar por um médico de família para ir ao ginecologista, oftalmologista, etc. Você paga as consultas e depois pede reembolso enviando um papel que recebe no consultório com o seu selo pessoal do seguro saúde (bem arcaico). Apesar de não demorar para receber o reembolso (cerca de 75% do valor da consulta no meu caso: você sempre paga algo!), ainda é muito chato e trabalhoso ir ao médico aqui.

  • Frutas e vegetais sem gosto
Com exceção de berries, maçã e alguns poucos vegetais, todo o resto aqui tem gosto de nada. As coisas são exportadas ainda verdes e não são gostosas. Os tomates são grandes, vermelhos e lindos, mas têm gosto de água.

  • Ruas esburacadas
Sim, isto é um problema na Bélgica. As ruas são muito esburacadas (e ainda não descobri o equivalente da operação tapa buracos belo-horizontina para consertar os problemas). Isto acaba com a bicicleta que uso no dia a dia.


  • Pessoas

Nunca encontramos o melhor dos dois mundos, mas sinto falta de brasileiros aqui! É complicado conhecer outros brasileiros na cidade porque geralmente estão de intercâmbio (e vão embora depois, o que é triste!) ou já têm família formada e outro foco na vida. Mas a comunidade internacional é grande aqui, e gente boa tem em todo lugar.



terça-feira, 29 de março de 2016

Carteira de motorista na Bélgica

O processo para obter a carteira de motorista belga é muito simples se você já tiver uma carteira brasileira (obtida antes de chegar na Bélgica) e passaporte brasileiro.

Basta ir ao Stadhuis (City hall) da cidade onde mora levando:

- Cartão de residência belga (identidade)
-Carteira de motorista brasileira
-Tradução juramentada da carteira de motorista
-Possivelmente, seu passaporte

O city hall fica com a sua carteira brasileira e você assina um termo indicando que sabe que a carteira ficará retida enquanto você usar a carteira belga. Ao fim da estadia na Bélgica (se for o caso) você pode devolver a carteira belga e retomar a brasileira.

Após entregar estes documentos, eles enviam na sua casa uma carta informando que a carteira belga vai ser emitida. Eles, então, solicitam que você vá a um endereço portando:

-A carta que recebeu
-Seu cartão de residência belga (identidade)
-30 euros (a serem pagos via cartão de débito)
-Uma foto recente com fundo branco

No meu caso,entreguei a carteira no dia 11/03 e recebi a carta no dia 29/03. Eles informam que o processo demora um mês no city hall.
Depois de receber a carta e ir lá, a carteira fica pronta em cerca de uma semana.


*A questão de precisar ou não de tradução juramentada, assim como os valores, variam de cidade para cidade. Para ter certeza, é bom se informar no local.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Trabalhar e estudar na Bélgica

Uma questão comum para estudantes que vem do Brasil para a Europa é: será possível trabalhar durante os estudos e me bancar?

A resposta, inicialmente, é não. Pelo menos não totalmente, ou não de forma confortável.

Quanto se gasta por mês para morar na Bélgica?

Em Leuven, o custo com acomodação é o mais alto. Para uma pessoa, cerca de 350 euros/mês (aluguel, eletricidade,gás e internet), em um quarto simples. Para duas pessoas, cerca de 600 euros/mês para um studio (aluguel, eletricidade,gás e internet).

Os custos com supermercados dependem de pessoa para pessoa. Comer fora aqui é caro (cerca de 50 euros um jantar simples para dois) a não ser que você queira sobreviver de kebab (3,50 euros o donner kebab, delicioso e gigante). Uma boa estimativa, para duas pessoas, é cerca de 300 euros/mês. Para uma pessoa apenas, o custo cai pouco (cozinhar e dividir produtos de limpeza, etc, para dois é sempre mais em conta).

A universidade significa gastos constantes com livros, impressões (no meu caso, ganhei uma impressora, isto faz a diferença nestes gastos), e muito marcador de texto. Eu estimo cerca de 40 euros por semestre (caso seus professores façam os próprios livros e anotações).

Sair em Leuven é caro! Uma cerveja na tap (por exemplo, Leffe) é 3,50 euros no meu bar favorito. Esta mesma cerveja custa 7 euros por 8 cervejas no supermercado. Existem os bares de estudantes que são bem mais em conta! Por exemplo, o bar na residência de um amigo vende cervejas especiais de 1 a 3 euros no máximo, mas só abre uma vez por semana.

Arredondando, com tudo, diria que para viver tranquilo na Bélgica precisa-se de cerca de 700 euros (para uma pessoa) ou 1000 euros para duas. Sempre pode-se gastar mais ou menos, claro, isto é apenas uma estimativa a grosso modo.


Expectativa de salário

O salário mínimo daqui é por volta de 800 euros. Trabalhando como part time, esse salário vai ser menor. A grosso modo, de 8 a 10 euros por hora.

A legislação belga permite que você trabalhe aqui durante o semestre até 20h/semana (precisa de um anexo para isto, extra burocracia) e de forma ilimitada nas férias (não precisa de permissão nenhuma).

Digamos que você tenha 2h/dia livres e queria trabalhar. são 10h/semana, 40h/mês. Arredondando para 10 euros/hora, isto soma 400 euros/mês. Este valor é o suficiente para pagar o aluguel de um quarto bom ou o aluguel de um quarto pior e parte das despesas com comida. Óbvio que trabalhando mais tempo, é possível ganhar até cerca de 800 euros/mês (ou mais, caso trabalhe com contratos fixos semanais por exemplo), mas pela minha experiência, com a carga horária da faculdade isto se torna impossível.

Quantas horas consigo trabalhar?

Na engenharia, acompanhar um programa completo (não exchange ou erasmus) significa ficar na faculdade a maior parte do dia, e não ter agenda muito fixa (eles sempre podem marcar visitas técnicas, aulas extras, sessões de laboratório, etc. Tudo mandatório, claro). Isto significa que é difícil conseguir um trabalho part time fixo!

O trabalho como estudante na Bélgica é apenas complementar. Pode demorar muito tempo para conseguir algo, e a concorrência é enorme (pense que até para trabalhar em um restaurante aqui, tens de falar português, inglês, francês e holandês!). Leuven é uma cidade universitária e tem muitas pessoas competentes a procura de part time jobs.

O summer internship é uma atividade extracurricular e não é remunerado, mas normalmente suas despesas com transporte/comida são cobertas. Isto signifca que não dá para fazer um estágio aqui e ganhar muito dinheiro com isto (na Bélgica, não sei em outros locais).


Onde encontrar trabalhos part time em Leuven?

Existem vários websites para procurar trabalho. Você também pode checar vitrines de lojas e bares que colam cartazes quando precisam de ajuda.


  • Para babysitt, pet walker, cuidador de idosos e limpeza ocasional este site é bom: Yoopies
  • A universidade oferece part time jobs também, mas para isto você deve ter já o anexo de permissão de trabalho, o que demora mais tempo. KU Leuven student jobs
  • Este website também é bom para pesquisa geral, mas não é tão direcionado ao part time.Monster.
  • Agências de trabalho: aqui em Leuven existem várias agências de trabalho! Você pode levar seu currículo até elas, e eles se encarregam de encontrar algo. Ao ser contratado diretamente por uma pessoa ou empresa, seu salário é mais alto (parte do salário vai para a agência, caso seja contratado desta forma). Mas vale a pena se estiver difícil. Alguns nomes de agência são Man Power ,Randstad e Accent.

Em quem confiar

Nos grupos de brasileiros sempre são feita denúncias a respeito de pessoas que contratam ilegalmente outras e não pagam. Tenha ciência dos seus direitos e não seja explorado!










quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Primeiro semestre KU Leuven - Resumo

Aqui em Leuven o primeiro semestre termina esta semana, e com ela algumas observações sobre o sistema de ensino da KU Leuven e mestrado em engenharia.

Sistema de Avaliação
As provas acontecem em um mês só para provas e você tem um mês antes disto sem aulas só para estudar (study period). As provas geralmente são orais com preparação escrita. Isto significa que você tem que ter conhecimento profundo da matéria, todos os detalhes, e deve saber explicar, exemplificar e aplicar os conceitos. Isto significa que as provas são difíceis e o fator de ser parte oral deixa qualquer um nervoso. A maioria dos alunos vai bem arrumada para a prova, alguns até de terno! Definitivamente diferente dos dias de prova na engenharia no Brasil (havaianas e short? Ótimo!).

O que vai cair na prova? Ninguém sabe ao certo
As matérias são muito extensas. Você pode ter acesso a alguns exames antigos na página Wiki do diretório estudantil das engenharias, mas isto não significa que as provas serão iguais. E perguntas sem respostas não ajudam muito a estudar para a prova. Você tem que saber tudo, e saber bem!

Quanto tenho que estudar?
Isso varia de pessoa para pessoa. Os belgas estudam cerca de 10 horas por dia durante o study period, geralmente mais que isso. Eu estudei cerca de 9 horas por dia (e reprovei em algumas matérias, mas acredito que isto seja mais pela falta de experiência com o sistema de avaliação do que falta de estudos).


Férias? Não exatamente...
Agora tenho uma semana de férias, então o próximo semestre inicia. A carga horária daqui é alta (8 da manhã às 18:30 da noite quando temos sessões de laboratório).  Em março, eles começam a distribuir os temas da tese de mestrado (que se inicia em Setembro!) para que todos possam começar nas férias de verão.

Quer passear pela Europa, viajar e sair pra festas?
Se sim, fazer mestrado em engenharia aqui não é para você. Não há muito tempo de folga, a carga de estudos é pesada e são dois anos nesse ritmo!